CEP - Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, do Hospital Santa Cruz é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, de caráter consultivo, normativo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões ético/científico, vinculado ao Hospital Santa Cruz e constituído nos termos da Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, expedida em 12/12/2012.

RENOVAÇÃO DO REGISTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) - (Clique aqui)

PLATAFORMA BRASIL

Projetos ENVOLVENDO SERES HUMANOS (de forma direta ou indireta) deverão ser submetidos ao CEP por meio da Plataforma Brasil (todo o processo de submissão será
Link: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil

• Instruções dos Procedimentos na Plataforma Brasil (clique aqui)
  • Submissão de projetos nos comitês de ética em Pesquisa (clique aqui)
  • Instruções para preenchimento do Formulário de Submissão de Evento Adverso Sério (EAS) à CONEP (clique aqui)
  • Roteiro para Elaboração do RELATÓRIO FINAL de Estudos Clínicos Unicentrico e Multicentricos (clique aqui)

REGIMENTO INTERNO (clique aqui)

2000 Resolução CNS 304/00
- Contempla norma complementar para a área de Pesquisas em Povos Indígenas

2000 Resolução CNS 303/00  - Contempla norma complementara para a área de Reprodução Humana, estabelecendo sub áreas que devem ser analisadas na Conep e delegando aos CEPs a análise de outros projetos da área temática.

2000 Resolução CNS 301/00 - Contempla o posicionamento do CNS e CONEP contrário a modificações da Declaração de Helsinque.

2000 Declaração de Helsinque   - Declaração para orientação de médicos em pesquisa biomédica envolvendo seres humanos.

1999 Resolução CNS 292/99  - Estabelece normas específicas para a aprovação de protocolos de pesquisa com cooperação estrangeira, mantendo o requisito de aprovação final pela CONEP, após aprovação do CEP.

1997 Resolução CNS 251/97  - Contempla a norma complementar para a área temática especial de novos fármacos, vacinas e testes diagnósticos e delega aos CEPs a análise final dos projetos nessa área, que deixa de ser especial.

1997 Resolução CNS 240/97  - Define representação de usuários nos CEPs e orienta a escolha.

1947 Código De Nuremberg  - Experimentação Humana

GLOSSÁRIO (clique aqui)

CALENDÁRIO DE REUNIÕES (clique aqui)