Comemorações dos 75 anos do Hospital Santa Cruz

29/04/2014

Começamos o dia em festa!

O dia 29 de abril amanheceu em clima de festa, na entrada principal era possível visualizar a faixa em homenagem aos 75 anos de história do Hospital, gentilmente oferecida pela File Park. Novas placas de sinalização foram disponibilizadas em pontos estratégicos, facilitando a localização dos serviços.

Os clientes foram recepcionados com pães de queijo e garrafas de água personalizada e todas as recepções foram decoradas com lindos arranjos de flores naturais, tudo pensado com muito carinho pela Cafeteria PegMais.

O Hospital presenteou todos os clientes que passaram em atendimento com uma caneta comemorativa 75 anos.

Colaboradores também ganharam presentes

Em clima de festa os colaboradores foram presenteados com bolo, caneta e pin comemorativo 75 anos e na sequência o presidente Renato Ishikawa realizou a entrega oficial dos novos vestiários feminino e masculino, novo refeitório e espaço de convivência.

Conheça a nossa história, orgulhe-se e  divulgue!!

Para comemorar os 75 anos de inauguração, o Hospital ganhou dois novos espaços para exposição de seu acervo, para que todos os colaboradores, clientes e o público em geral conheçam e divulguem a nossa história.

A NEC presenteou o Hospital com a montagem de uma vitrine expositiva no hall principal, onde estará exposto, permanentemente, o acervo que conta a história do Hospital Santa Cruz, desde a instituição da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, em 1926, até a construção e início das operações em 1939.

Foto: da esq.: p/ dir.: Renato Ishikawa, Atsushi Kuroda, CEO da NEC Latin America, e os diretores Yasuhiro Koyama e Hiromi Furumoto e Herberto Yamamuro, diretor financeiro voluntário do HSC..

No Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), o Hospital renovou um espaço já existente no local. A vitrine está localizada no 7º andar do importante Museu, referência para os pesquisadores sobre a imigração japonesa, que é visitado por turistas e grupos de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.

Foto: da esq.: p/ dir.:  Walter Ihoshi, Kihatiro Kita, Noriteru Fukushima, Michi Takeda Yamanaka, Renato Ishikawa, Hiroyuki Minami, Paulo Yokota e Marina Yamanaka

O acervo, nos dois espaços abertos em comemoração aos 75 anos, é composto de painel fotográfico com imagens das primeiras instalações, dos antigos centros cirúrgicos e enfermarias, dos responsáveis pela fundação e do primeiro corpo clínico. O conjunto é completado com a exposição de aparelhos e instrumentos antigos, além de livros de registros das doações, datados da década de 30, e das atas das primeiras cirurgias realizadas pelos renomados médicos pioneiros na Instituição.

O auge da festa foi o concerto com o pianista e maestro João Carlos Martins

Uma combinação perfeita para culminar as comemorações dos 75 anos!
A imagem do grande pianista e maestro João Carlos Martins, marcada pela superação, perfeição na execução da sua arte, realizador de obras sociais,  simplicidade e respeito ao próximo,  combinam com as metas do Hospital Santa Cruz, que é atingir a perfeição, o respeito ao próximo e à comunidade, o atendimento humanizado e a valorização do seu corpo de colaboradores.

João Carlos Martins, acompanhado da Camerata da Fundação Bachiana, brindou e cativou o público que assistiu ao concerto realizado no auditório do Bunkyo. Ele preparou uma seleção de músicas que foi do clássico ao moderno, passando pelo popular, o tango e até pelo conhecido samba Trem das Onze e, para consolidar a ligação histórica do Hospital com a comunidade nipo-brasileira, o Grupo Kiendaiko de São Bernardo do Campo, apresentou uma performace envolvente.

Em seu discurso de boas vindas e agradecimento, Renato Ishikawa destacou a importância do Hospital Santa Cruz no contexto da história da imigração e da presença dos japoneses na sociedade brasileira, salientando a responsabilidade da diretoria e colaboradores de trabalhar para a melhoria constante da Instituição.

João Carlos Martins recebeu do Presidente uma dobradura de Tsuru, que simboliza, na cultura japonesa, votos de felicidade, saúde e longevidade.

• Espaço HSC no Museu da Imigração Japonesa
  • Maestro João carlos Martins e Diretoria