Eventos

Discurso da Presidente do BUNKYO, Sra. Harumi Goya, durante o lançamento do livro em japonês sobre o HSC

01/05/2017

Boa noite, senhoras e senhores.
É com imensa satisfação que participamos desta comemoração aos 78 anos do Hospital Santa Cruz com o lançamento da edição japonesa do livro sobre a história desta Instituição.
Muito nos honra esta oportunidade de poder celebrar um dos legados mais simbólicos de nossos pioneiros neste espaço referência da imigração japonesa no Brasil.
Em 1939, a inauguração do Hospital Japonês, depois chamado de Hospital Santa Cruz, foi a concretização de um sonho acalentado desde os primeiros anos da chegada dos imigrantes ao Brasil.
Ele só se tornou realidade no ano seguinte ao trigésimo aniversário da vinda da leva pioneira do Kasato Maru, graças à união de esforços movimentando recursos do Japão e dos imigrantes japoneses residentes em diferentes localidades deste país.
Como todos devem lembrar, a partir dos anos de 1940, o Hospital viveu um longo período antes de ser devolvido à administração da comunidade nikkei, em 1990. E mesmo hoje ainda continua com o desafio de tornar-se modelo de qualidade de funcionamento.
Nesse cenário, é com grande júbilo que saudamos o lançamento desta edição. Acreditamos que esta história protagonizada pelo Hospital Santa Cruz deve ser conhecida – e valorizada - por mais e mais pessoas, incluindo os japoneses.
Parabenizamos a equipe de tradutores coordenada pelo Prof. Dr. Masato Ninomiya e a do Hospital Santa Cruz, presidida por Renato Ishikawa, por esta brilhante iniciativa.
Parabéns e muito obrigada.

Harumi Arashiro Goya
Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social