Lançamento do livro em japonês do Hospital Santa Cruz

02/05/2017

No último dia 25 de abril, realizamos a cerimônia de lançamento da versão em japonês do livro História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Num evento que reviveu momentos únicos dos 78 anos da jornada de nossa Instituição, escrevemos mais um capítulo da integração entre Brasil e Japão, tornando possível nosso legado também na língua mãe de nossos antepassados imigrantes.

Além da abertura feita pelos anfitriões da festa, nosso Presidente, Dr. Renato Ishikawa, e o Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Masato Ninomiya, responsável pela equipe envolvida na tradução do livro, a Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Sra. Harumi Arashiro Goya, relembrou passagens importantes e ressaltou a constante busca pela qualidade máxima em atendimento do HSC. Também o Sr. Takahiro Nakamae, Cônsul Geral do Japão em São Paulo, fez um emocionado discurso onde se disse maravilhado com o lançamento.

Como homenagem ao Hospital Santa Cruz e também simbolizando o valioso trabalho de integração entre o Japão e o Brasil, o Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa, Shen Ribeiro - Mestre de Shakuhachi (flauta milenar japonesa de bambu) -, interpretou a música Travessia de Milton Nascimento.

A noite reservou ainda outros grandes momentos, como o recebimento de uma réplica do Livro de Ouro do Hospital Santa Cruz das mãos da Sra. Hiroko Yagishita e do original da confecção da caligrafia do Monumento Comemorativo da visita do Príncipe Akishino e Princesa Kiko ao Hospital, em 28 de outubro de 2014, das mãos do Exmo. Presidente da Associação de Divulgação de Caligrafia Artística Japonesa, Sr. Takashi Wakamatsu.

Com a presença de importantes nomes da comunidade japonesa, nipo-brasileira e brasileira, o Exmo. Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN, Sr. Yasuo Yamada, realizou o brinde comemorativo do emblemático momento.

Agradecemos aos patrocínios do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro, Fundação Kunito Miyasaka, Construtora Hoss, Café Fazenda Aliança, Fujifilm, Sakura Alimentos e NEC Latin America, que possibilitaram a realização de mais um marco em nossa história.