lll Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão

14/12/2017

O Hospital Santa Cruz e o Hospital da Universidade de Tsukuba convidam para o III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, uma iniciativa para promover o intercâmbio de conhecimento com o foco no aperfeiçoamento das especialidades de Oftalmologia e Gastroenterologia.

11 de janeiro de 2018
Oftalmologia: 8h às 13h | Gastroenterologia: 14h às 18h

Auditório do Hospital Santa Cruz | Rua Santa Cruz, 225 – Vila Mariana – SP

Idioma oficial do evento: inglês
Vagas Limitadas | Inscrições: (11) 5080-2062 - cam@hospitalsantacruz.com.br

PROGRAMAÇÃO

PANORAMA DE ATUAÇÃO NO JAPÃO EM OFTALMOLOGIA NAS ÁREAS DE PLÁSTICA OCULAR E RETINA CIRÚRGICA
Introdução de técnica endoscópica do ducto nasolacrimal inédita no Brasil com cirurgias ao vivo e atualização do cenário das cirurgias vitreorretinianas.

8h às 8h20 - Recepção
8h20 às 9h - Discurso de abertura
9h às 9h30 - A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA - Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT
9h30 às 10h - Desenvolvimento de componente vítreo | Fumiki Okamoto, MD – HUT
10h às 10h45 - Membrana epirretiniana com buraco lamelar: quando operar? | Fumiki Okamoto, MD - HUT
10h45 às 11h - Coffee Break
11h às 13h - Endoscopia de ducto nasolacrimal | Sujin Hoshi, MD, PhD - HUT

ESTADO ATUAL DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CANCÊR GASTROINTESTINAL NO JAPÃO
Transmissão de conhecimentos na área de Endoscopia e Colonoscopia objetivando a prevenção do câncer gastrointestinal.

14h às 14h15 – Recepção
14h15 às 14h30 – Discurso de abertura
14h30 às 15h – A experiência da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA - Japan International Cooperation Agency | Minoru Akiyama M.D. PhD – HUT
15h às 15h30 -  Endoscopia Transnasal | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 16h30 - Diagnóstico do câncer colorretal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD – HUT
16h30 às 17h - Diagnóstico do câncer gástrico e esofágico precoce | Yuji Mizokami M.D. PhD – HUT
17h às 17h30 - Dissecção submucosa endoscópica (ESD) para câncer gastrointestinal precoce | Toshiaki Narasaka M.D. PhD – HUT
17h30 às 18h – Encerramento | Dr. Luis Maruta - HSC

PALESTRANTES

Minoru Akiyama
M.D. PhD e Chefe do Escritório de Promoção do Intercâmbio Internacional da Universidade de Tsukuba – Japão
Chefe do Centro Médico Internacional do Hospital da Universidade de Tsukuba, o professor Minoru Akiyama é PhD pela Japan Surgical Society e médico certificado da Sociedade Japonesa de Cirurgia Gastroenterológica.

Fumiki Okamoto
M.D. e Chefe do setor de Retina – HUT
Graduado em medicina é chefe do setor de retina no Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade de Tsukuba, com publicações científicas de renome na Nature Biomedical Engineering e Invest Ophthalmol Vis Sci, além de ter participado ativamente em conferências e seminários da Sociedade Japonesa de Oftalmologia, Sociedade Japonesa de Cirurgia Oftálmica, Associação de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, Sociedade Japonesa de Catarata e Cirurgia Refrativa, entre outras instituições.

Sujin Hoshi
M.D. PhD e Professor assistente – HUT
PhD pela Escola de Ciências Humanas Compreensivas da Universidade de Tsukuba, atuou como pesquisador sobre o sistema de passagem e corpo vítreo lacrimal, participou de importantes conferências da Sociedade Japonesa de Oftalmologia, da Associação de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, além da Sociedade Japonesa de Retina e Vítreo. Atualmente é Professor assistente do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Oftalmologia na Universidade de Tsukuba.

Yuji Mizokami
M.D. PhD e Diretor da Divisão do Centro Endoscópico – HUT
Professor do Hospital da Universidade de Tsukuba
e também diretor de Prática Médica Óptica, Yuji Mizokami leciona ainda na Faculdade de Medicina de Hyogo, é Membro do Comitê de Pesquisa de Monitoramento Gastrointestinal, Conselheiro do portal japonês Portrait Pressure Society Association, além de Instrutor da Sociedade de Endoscopia Gastrointestinal do Japão.

Toshiaki Narasaka
M.D. PhD e Vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico – HUT
Membro da Sociedade de Endoscopia Gastroenterológica e médico certificado pela Sociedade de Medicina do Japão, atualmente é Vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico e Professor assistente do Departamento de Gastroenterologia da Universidade de Tsukuba. Tem seu PhD em Medicina pela Universidade de Tokyo, onde cursou ainda Medicina Diagnóstica e fez parte da equipe de Gastroenterologia do Kasumigaura Hospital Tokyo Medical University.