Casa Imperial Japonesa condecora personalidades brasileiras

20/02/2014

O economista e professor Akihiro Ikeda, presidente da diretoria executiva do Hospital Santa Cruz (1994/2000) e presidente do Conselho Deliberativo (2000/2012), foi agraciado com a Grande Comenda de Outono “Sol Nascente” outorgada pela Casa Imperial Japonesa em reconhecimento a personalidades que contribuíram para o estreitamento das relações bilateriais nas áreas sócio-econômica e cultural.

Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativa Universidade de São Paulo (USP) com mestrado na The University Of Michigan no EUA, Akihiro Ikeda ainda exerce importante papel de Conselheiro no Hospital Santa Cruz. Sua notável carreira profissional iniciada no Banco América do Sul; o desempenho em importantes cargos no Governo Federal no início da década de 1970 no Ministério da Fazenda, no Ministério da Indústria e do Comércio e no Ministério das Relações Exteriores; e a presidência exercida na Alunorte - Alumina do Norte do Brasil (parte do complexo Albras/Alunorte para a implantação de fábrica de alumina e de alumínio em Barcarena, Estado do Pará, pelos governos do Brasil e do Japão entre 1977/78) foi ressaltada durante a cerimônia Solene de Condecoração conduzida pelo Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, realizada em sua residência oficial, no último dia 28 de janeiro.

A Condecoração de Outono foi criada em 1875 pelo Conselho do Estado com a expressão “Sol Nascente” que simboliza a energia dos raios solares designados ao Japão.

• O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima entrega a Grande Comenda ao Professor Akihiro Ikeda
  • Cônsul Noriteru Fukushima e Prof. Ikeda durante a entrega de honraria do Império Japonês
  • Prof. Ikeda discursa e agradece a condecoração
  • Da esq.p/dir.: Prof. Akihiro Ikeda, Prof. e Deputado Delfim Neto e Sra. Naomi Ikeda