Dois marcos de integração entre o Brasil e Japão celebram juntos uma memorável história

16/05/2018

Duas importantes datas históricas estão sendo comemoradas pela comunidade nipo-brasileira em 2018: o aniversário dos 79 anos do Hospital Santa Cruz e os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

A fundação da Instituição está diretamente conectada com a própria história dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Na época, a comunidade nipônica, assim como o Governo do Japão, estavam muito preocupados com a saúde e qualidade de vida dessa população.

Graças ao esforço e união de todos foi possível arrecadar fundos que permitiram a inauguração do Hospital Santa Cruz, em 1939. Até o próprio imperador Hirohito fez uma doação pessoal em favor da construção do hospital.

Ao longo das últimas décadas, o HSC evoluiu e se transformou numa referência no campo da medicina e qualidade no atendimento de seus pacientes e embora tenha sido fundado com o objetivo de apoiar as famílias japonesas, o Santa Cruz sempre atendeu a todos que o procuravam, sem qualquer distinção de nacionalidade ou raça.

Por tudo isso, o Hospital Santa Cruz é hoje reconhecido como um dos principais símbolos do processo de integração e cooperação entre o Brasil e Japão.

Durante todos esses 79 anos, manteve estreitos os laços entre as duas nações, contribuindo com a capacitação profissional de sua equipe médica, a qualidade na prestação de seus serviços, além de oferecer ao público equipamentos de última geração.

Construímos uma grande ponte entre o Brasil e Japão na área da saúde. E temos a plena convicção de que sempre haverá muito que comemorarmos juntos!

Renato Ishikawa
Presidente do Hospital Santa Cruz