Homenagem da Câmara Municipal ao Hospital Santa Cruz foi um sucesso

15/04/2012

“Sinto me privilegiado por receber a Salva de Prata em nome do Hospital Santa Cruz, honraria que nos  motiva a lutar pelo nosso objetivo, que é o de prestar o melhor atendimento médico-hospitalar às pessoas da comunidade e da região”.

Com essas palavras, o diretor-presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, agradeceu, em nome  da diretoria e de todos os colaboradores, a Salva de Prata concedida à instituição pela Câmara dos Vereadores por iniciativa de Victor Kobayashi, suplente a vereador, em cerimônia oficial no dia 13 de abril.

Em nome do governo japonês, o cônsul geral Adjunto do Consulado do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Jose Police Neto e todas as autoridades presentes, a láurea concedida ao Hospital Santa Cruz, enaltecendo o esforço dos imigrantes que construíram uma instituição que é um marco na história de São Paulo, e que oferece atendimento geral de alta complexidade cultivando suas raízes japonesas e cuidando do Brasil de todos os povos.

“O Hospital Santa Cruz é um ícone da comunidade nipo-brasileira, e também na área da saúde”, disse Victor Kobayashi, ao justificar a sua iniciativa. “No início da imigração japonesa, a dificuldade com a língua e de adaptação à cultura brasileira era muito grande e para contornar os problemas com atendimento médico, a comunidade se juntou justamente para poder construir esse hospital. Isso há 73 anos. Eles compraram o terreno e foram construindo aos poucos, com mobilização do governo japonês, do governo brasileiro, e com o apoio de toda a comunidade”, resumiu.

Entre as personalidades que representaram o Hospital Santa Cruz na solenidade, destacou-se o ex-ministro Delfim Netto, que declarou estar prestigiando o evento como paciente, e muito feliz por ter sido convidado pela diretoria do Hospital. “A Salva de Prata é um reconhecimento da sociedade brasileira pelo enorme esforço feito pela comunidade japonesa na construção do Hospital Santa Cruz. Foi uma construção cuidadosa, sempre esteve no estado da arte, do qual participaram talvez os mais brilhantes médicos e cirurgiões brasileiros e essa filosofia se mantém hoje, impelindo o Hospital a se aprimorar cada vez mais”, disse em entrevista à TV Câmara, que levou ao ar a matéria em seu noticiário e também ao portal da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br)

Durante a cerimônia, o Dr. Kavamoto  Kazutomo recebeu uma placa do Hospital Santa Cruz por ser o mais antigo médico da instituição, assim como a Sra. Yuli Fujimura, pela dedicação e profissionalismo que desempenha  sua  função como Relações Públicas.

• Convidados prestigiam a Entidade
  • Hino Nacional
  • Dirigentes do HSC e a represença ex-ministro Delfim Neto
  • Sr. Renato Ishikawa, predidente do HSC recebe homenagem das mãos do Deputado Victor Lobayashi