Ikoi-no-Sono forma a 11ª turma de Cuidadores de Idosos

20/12/2013

O auditório do Hospital Santa Cruz foi palco, no dia 17 de dezembro, da solenidade de encerramento da 11ª turma do Programa Básico de Orientação a Cuidadores de Idosos, realizado desde 2008 pela Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono) com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e do Hospital Santa Cruz.

Em nome de Renato Ishikawa, Presidente do Hospital Santa Cruz, Hideto Nitta, Gerente de Responsabilidade Social, congratulou-se com os formandos pela nobre atividade abraçada, afirmando que "a longevidade das pessoas é uma realidade e a qualidade de vida dos mais idosos depende da ajuda permanente de cuidadores para a realização das atividades cotidianas.”

Reimei Yoshioka, presidente da Ikoi-no-Sono, fez um breve histórico do Programa Básico de Orientação a Cuidadores de Idosos, instituído como alternativa para a ausência de vagas para internação de idosos, cuja demanda é muito grande. Ele ressaltou o importante patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e do Hospital Santa Cruz e dirigiu, ainda, aos formandos, palavras de congratulações, de incentivo, de aprimoramento, recomendando-lhes amor, paciência, compreensão, atenção e muitos sorrisos aos idosos.

Denominada “Raios de Luz", a turma de 55 formandos preparou diversas apresentações como a Dança Sênior, dirigida pelas alunas Marimuniz Maria dos Santos, Elisa Akiko Tagawa Wada e Akiko Sato Matsumoto, sendo a Dança em Pé (Boas Vindas, em ritmo de polca; e Pinheirinho de Natal) e a Dança Sentado (Passeio de Barco a Remo e Encantos do Rio).

Foram dirigidas palavras de agradecimentos aos colaboradores da Manutenção (Sr. Pereira); Nutrição,Higiene Hospitalar, Rouparia e Enfermagem do Hospital Santa Cruz, e apresentadas mensagens das alunas Akiko Sato Matsumoto e Elisa Akiko Tagawa Wada.

Cleriana Ferreira Cavalcante Hirayama, como oradora da turma de formandos fez discurso, seguido de depoimentos das alunas: Marilene Nicolini de Almeida e Celina Shiramizu Nishioka. A enfermeira Marajoara Gouvêa Braga fez as suas considerações como representante dos Ministrantes do Curso.

• Hideto Nitta, Ger. de Resp.Social, em nome de Renato Ishikawa, Presidente, congratulou os formandos
  • Reimei Yoshioka, presidente da Ikoi-no-Sono, breve histórico do Prog.de Orientação a Cuidadores de Idosos
  • Alegria  e descontração durante o evento de formatura
  • Dança Sênior simulando Passeio de Barco a Rem,o esquenta o clima durante a formatura