Multinacionais Japonesas visitam o HSC

05/12/2014

NEC, FUJI e HITACHI. Nessa ordem, essas importantes multinacionais japonesas com negócios no Brasil apresentaram ao Hospital Santa Cruz, por meio de seus presidentes e executivos, os equipamentos na área médica e as soluções desenvolvidas em monitoramento e segurança, infraestrutura e tecnologia de informática.

Essa movimentação reflete a diretriz do HSC, que começa a traçar planos de curto, médio e longo prazos de investimentos em modernização dos equipamentos, bem como a orientação dada pelo Primeiro Ministro Shinzo Abe, em sua recente visita ao país, de tornar nossa Instituição a “porta de entrada” para as empresas japonesas instalarem o que há de melhor e mais moderno em equipamentos e soluções para a área médica, transformando-a  em uma vitrine e referência para o mercado brasileiro.

O Hospital Santa Cruz já tem parcerias com importantes empresas japonesas como a Nihon Kohden e a Terumo, ambas fornecedoras de equipamentos médicos.

6 de novembro – Do Japão, vieram Nobuhiro Endo, presidente da NEC Corporation e  Makoto Omi, gerente geral da NEC Americas acompanhado de Masazumi Takata, presidente e CEO da NEC Latin America, estabelecido em São Paulo. Líder mundial no fornecimento de soluções de identificação visando a segurança e monitoramento de pessoas, a NEC apresentou ao Hospital os seus sistemas biométricos, que são um conjunto de tecnologias digitais que utilizam os traços físicos das pessoas como um meio de autenticação. Outro produto do leque de opções apresentado pela NEC foi o Calling Receiver System, que consiste em um aparelho utilizado em alguns hospitais japoneses e que “avisam” o usuário do status do seu atendimento. Assim, o paciente não precisa aguardar na sala de espera a chamada para     os procedimentos, deixando-o livre para se distrair durante o período de espera.

Foto: Da esq. p/ a dir.: Makoto Omi, Renato Ishikawa, Nobuhiro Endo, Herberto Yamamuro e Masazumi Takata

10 de Novembro – A Fujifilm é conhecida no mundo pela produção de filmes fotográficos, mas segundo a apresentação do presidente da empresa no Brasil, Mutsuki Tomono em sua visita ao Hospital, a corporação tem uma grade importante de “Medical Systems”, com soluções para imagens (radiografia, mamografia e endoscopia), entre outros produtos. Masahiro Matsushita, gerente técnico e marketing da Fujifilm, apresentou a linha Dry Chem,  com aparelhos portáteis de análises clínicas, capazes de gerar resultados imediatos, em fase de aprovação da Anvisa.

Foto: Presidente Renato Ishikawa recepciona Mutsuki Tomono, presidente da Fujifilm

14 de novembro - A Hitachi optou por um formato diferenciado para apresentar ao Hospital Santa Cruz os seus equipamentos médicos, como os aparelhos de ressonância magnética e ultrassom, mas também as soluções em infraestrutura, sistemas de instalação de ar condicionado, preservação do meio ambiente e database. Executivos e gerentes das mais diversas áreas apresentaram os produtos num encontro denominado Hitachi Day e ao final, foram abertas sessões de discussão com os profissionais do Hospital divididos nas áreas Médica, Infraestrutura e Administrativo. Herberto Macoto Yamamuro, diretor financeiro do Hospital, e um dos organizadores do evento, destacou a importância desses eventos, que têm por objetivo fomentar a interação com as empresas japonesas de ponta, suplantar o relacionamento meramente comercial e firmar parcerias estratégicas de longo prazo.