Reunião Clínica - "Antiinflamatório Bextra e Protocolo de Cólica Renal", com Dr. João Afif Abdo, médico urologista

13/08/2015

Dando continuidade às reuniões clínicas ministradas pelos médicos da casa e patrocinadas por grandes indústrias farmacêuticas, o setor Protocolos Clinicos e o  CEPEC – Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura, com o expressivo apoio da Diretoria Técnica, realizaram no dia 07/07/15 o terceiro encontro tendo como  tema  “Antiinflamatório Bextra e Protocolo de Cólica Renal”, ministrada pelo Dr. João Afif Abdo, médico urologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, responsável pelo Serviço de Urologia do HSC.

A abertura foi realizada pelo diretor técnico, Dr. Julio Yamano, que enfatizou a importância de envolver o corpo clínico nas discussões referentes aos Protocolos e a homogeneidade do conhecimento em prol da qualificação multidisciplinar, visando a obtenção das certificações propostas.

O evento patrocinado pelo laboratório Pfizer foi realizado na churrascaria Fogo de Chão e contou com a presença de 35 médicos de várias especialidades. Dr. João Afif abordou o conceito e definição da cólica renal, tipos de cólicas, tratamentos, sendo, de 80% a 85% casos clínicos e de 15% a 20%  casos cirúrgicos, o estudo comparativo da eficácia e segurança do antiiflamatório Bextra na redução da dor durante uma crise aguda de cólica renal, a importância do protocolo de cólica renal e os casos em que haverá necessidade de abertura do protocolo.

No final da palestra Dr. João Afif abriu espaço para discussão clínica com a participação efetiva dos médicos.