Visita da JICA e representantes do Hospital da Guatemala

10/10/2012

A JICA promove a Cooperação Triangular entre o Brasil e o Japão a países em desenvolvimento. Esta cooperação tem atuado em áreas da agricultura, saúde e serviços médicos, meio ambientes e formação profissional.

Com o intuito de melhoria de conhecimentos técnicos na área da saúde, o grupo Jica está no Brasil para visitar alguns hospitais, com a intenção de extrair aprendizado de melhoria a serem utilizados na Guatemala.

No dia 04/10/2012, recebemos a vista de representantes do projeto JICA e do Hospital Nacional Santa Cruz El Quiché.

O Hospital Santa Cruz, pôde contribuir de maneira prazerosa para realização desse projeto, com  conteúdo rico em experiências profissionais.

Foi apresentado ao grupo o sistema de informação utilizado pelo hospital, os diferentes serviços de admissões e documentação clínica, apresentação do sistema SUS e sua importância, como ter integrado a comissão de qualidade, e a importância estrutural dos indicadores, bem como a utilização de ferramentas para a qualidade na prestação de serviço.

Em nome do grupo, a Dra. Karin Garcia, Coordenadora do Projeto de Gestão Hospitalar do Hospital Nacional Santa Cruz El Quiché, realizou os agradecimentos ao Hospital Santa Cruz pelo apoio ao projeto, pela orientação e esclarecimentos prestados.