Saúde e Bem-estar

Orientações sobre Imunização no paciente oncológico

25/09/2018

Você, paciente que recebeu o diagnóstico de câncer, e seus familiares e amigos, sabem da importância e riscos de vacinas?

Confira abaixo algumas dicas importantes que nossa médica oncologista, Dra. Cíntia de Gouveia Nunes, preparou:

- A vacinação é uma das medidas mais eficazes de Saúde Pública em termos de prevenção individual e coletiva. Profissionais da saúde, familiares e cuidadores de pacientes com câncer devem manter-se imunizados para evitar a transmissão cruzada de doenças.

- Alguns pacientes com a imunidade comprometida podem ser incapazes de montar uma resposta à imunização, converse com seu médico sobre o momento apropriado de realizá-las.

- Dependendo do tipo da vacina, do estado de imunossupressão, e da gravidade da doença pode existir o risco de adquirir a infecção ativa por meio da vacinação.

- Siga as orientações do seu médico oncologista, ele irá considerar a idade do paciente, problemas de saúde associado, momento do tratamento oncológico e o tipo de vacina indicada (inativada ou micro-organismo vivo atenuado).

- As vacinas inativadas, como da influenza, tétano e pneumococo devem ser administradas preferencialmente antes do início da quimioterapia ou da radioterapia para que não haja prejuízo no desenvolvimento da resposta imunológica, mas também podem ser realizadas durante o tratamento oncológico após liberação médica.

- As vacinas de vírus vivos, como a da febre amarela, tríplice viral e vacina contra zóster são contraindicadas durante a quimioterapia, podendo ser realizadas três meses após o término do tratamento com liberação médica.